Designação: Streak i4.0

Código do projeto: CENTRO-04-38D7-FEDER-000596

Objetivo principal: Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral

Região de intervenção: Programa Operacional Regional do Centro

Entidade beneficiária: STREAK - ENGENHARIA EM AUTOMAÇÃO LDA

Data de aprovação: 06-12-2021

Data de início: 01-09-2021

Data de conclusão: 27-04-2023

Custo total elegível: 174.819,05 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER - 87.409,53 EUR

Descrição do Projeto:

Com esta operação, a STREAK pretende alavancar o crescimento do seu negócio, investindo na modernização e automatização da capacidade produtiva, na digitalização de operações, bem como na eficiência energética. Assim, após a elaboração de um diagnóstico envolvendo as componentes interna e envolvente externa, foi identificado um conjunto de necessidades e oportunidades às quais este projeto visa dar resposta com os seguintes investimentos, a maior parte dos quais de forte caráter inovador e diferenciador no contexto da empresa e do setor e território onde esta se insere, alinhados com o paradigma da i4.0 e transição digitalização e energética da nossa economia:

1) Guilhotina Hidráulica GH0420: Este equipamento, alinhado com o paradigma i 4.0 é uma guilhotina hidráulica caracterizada pelo movimento de corte oscilante e baixo ângulo de corte fixo que permite regulação de folgas entre lâminas automático e uma cava lateral que permite cortes em reprise em chapas mais longas que o comprimento normal da máquina. Todas estas características irão possibilitar o aumento produtivo e otimização de prazos de entrega e qualidade no produto final. Este equipamento esta interligado com a Quinadora BB5020 de forma a otimizar o trabalho de ambas.

2) Mesa de apoio p/ Guilhotina: Esta mesa de apoio à Guilhotina que garante sempre o encosto da chapa no batente do esbarro sem haver variações dimensionais. Os pinos pneumáticos garantem a suspensão da chapa (até 2 mm) durante todo o corte.

3) Quinadora BB5020: Esta máquina Quinadora está equipada com a estrutura Hexa-C, que garante a precisão do guiamento do avental móvel, é uma máquina 100% elétrica com o sistema Bluedrive que é capaz de realizar as quinagens mais rápidas e ao mesmo tempo. A economia da operação faz poupar muito na conta de eletricidade.

4) PCs para engenharia e interligação com máquinas

5) PCs para engenharia e interligação com máquinas: PCs para equipa de projeto que trabalhará com a Guilhotina e a Quinadeira e outros equipamentos que devem estar interligados com os softwares AdbendPro e Autodesk Product Design também a adquirir no âmbito do projeto.

6) Sistema fotovoltaico: Este investimento na instalação de um sistema de produção de energia elétrica para autoconsumo, fotovoltaico, de 10 kW, o qual se releva essencial para a transição energética da empresa para fontes de energia mais limpas e que contribuem para a diminuição da sua pegada ecológica, ao mesmo tempo que contribui para a redução da fatura energética da empresa.

7) Estantes pesadas Manutan Rapid: Estantes indispensáveis para acomodar materiais nas proximidades das máquinas a adquirir.

8) SW AdbendPro: Este software, também alinhado com o paradigma dos sistemas avançados de produção e a indústria 4.0, trata-se de um SW CAM desenvolvido para Quinadoras/prensas. Com este software, o utilizador é capaz de determinar as linhas de dobra de forma rápida e automática. Após a determinação, pode oferecer seleções para otimizar a sequência de dobra, fornecendo a posição de medição e a compatibilidade da ferramenta que se adequa à operação. Além disso, este software apresenta uma simulação detalhada, precisa e configurável de toda a operação de quinagem. Também mostra a colisão em tempo real para que o utilizador veja quais são os riscos potenciais no design. Com este SW, o projeto fica com qualidade superior, tendo menos hipóteses de erros em relatórios visuais e simulações 3D. Além disso, permite ainda uma simulação em 3D completa e uma verificação de colisão, resultando numa operação mais segura da quinadora.

9) SW Autodesk Product Design & Manufacturing Collection IC Commercial New Single-user ELD: Este SW permite a integração do projeto mecânico diretamente com equipamento adquiridos (Quinadora e Guilhotina).

Objetivos do Projeto:

1) Aumentar a sua produtividade, modernizando e melhorando os seus sistemas produção;

2) Melhorar a sua eficiência energética e reduzir a sua pegada de carbono;

3) Implementar sistemas de gestão de qualidade e segurança de informação melhorando a sua qualidade real e percebida no mercado nacional e internacional;

4) Melhorar a sua capacidade de inovação.